top of page

Dinâmica: A Criação de Deus

Redação

Vamos contemplar a Criação de Deus através de um encontro de admiração e louvor!



Objetivo:


Despertar nos catequizandos atitudes de admiração e louvor pela criação, que é um presente de Deus.


Dinâmica:


Fazer um passeio próximo ao local do encontro de catequese, a fim de observar tudo o que existe: plantas, animais, o céu, o sol, as pessoas e etc. Dar ênfase ao cotidiano: as plantas brotando, os animais andando, as pessoas conversando, os ruídos, os carros que passam... Deixar que os catequizandos se expressem livremente. Após, convidá-los a ouvirem a história de um menino que gostava muito de passear pelo jardim, assim como eles fizeram neste encontro.


*Dica: Caso não seja possível um passeio, vá com as crianças até o pátio da igreja ou do lado de fora de onde o encontro acontece e observe com eles o que há em volta.

 

História:


“O passeio”

Robertinho, desde pequeno, se interessava muito por plantas. Era só ver uma e lá ia ele regar, tirar folhinhas velhas, adubar... Gostava tanto de flores que vivia pedindo a sua mãe para levá-lo ao parque, um lugar bonito, cheio de plantas e animais. Certo dia, sua mãe o levou ao parque. Robertinho corria alegre por entre as árvores e flores, de repente, uma abelha voou sobre ele em direção a uma flor. Assustado, ele se escondeu atrás de sua mãe.

– Robertinho, as abelhas são pequenas e parecem inimigas dos homens. Mas são muito boas e trabalham bastante, vão de flor em flor em busca do néctar. Este líquido, que se encontra nas flores, é levado até a colmeia para as abelhas fazerem o mel.

E a mãe de Robertinho continuou dizendo:

– As plantas, as flores, os passarinhos são presentes de Deus para nós. Eles não falam, não pensam, não sabem amar. Mas o passarinho, por exemplo, quando canta, quer nos dizer, no seu jeito de passarinho, que é feliz e que Deus nos ama e quer bem a todos nós.

O guarda florestal, que de longe ouvia a conversa, aproximando-se disse:

– Filho, quando nós olhamos essas criaturas, devemos louvar a Deus e dizer a Ele um muito obrigado, por tantos presentes.

 

Conversando com a história:


Do que Robertinho gosta tanto? Onde ele queria passear? O que uma planta precisa para viver? Para que servem as plantas? E os animais? Por que precisamos cuidar das plantas e dos animais? Como podemos agradecer a Deus por tantos presentes que Ele nos dá?


Convidar os catequizandos a descobrir, na Bíblia, para que Deus fez tantas coisas: o sol, a água, a terra e as pessoas

 

1. Acolher a Palavra de Deus, com este refrão: Aleluia, viva! Aleluia, viva! Aleluias, vivas a Jesus! (bis)


2. Leitura: Gn 2,15 – “O Senhor Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden para cultivá-lo e guardá-lo.”


3. Mensagem: Deus fez da terra um lugar especial, onde podemos encontrar tudo o que precisamos para viver: as plantas para nos alimentar, fazer remédios que nos curam, móveis para nossas casas; e os animais, que nos servem como alimento e nos ajudam no trabalho. Tanto as plantas como os animais nos dão muitas alegrias.


Foi para nós que Deus fez todas as coisas: o sol, a terra, a água, as plantas e as sementes. Porque Ele nos ama muito e nos quer ver felizes. Cuidando com carinho da natureza estaremos agradecendo a Deus por todos os presentes que Ele nos deu.


*Sugestão: Durante a exploração da mensagem, mostrar às crianças gravuras sobre a natureza, cenas com árvores, animais, jardins, lagos, flores...

 

Convidar os catequizandos a pensarem um pouco em todos os presentes que Deus nos dá. Motivá-los a agradecerem e cuidarem, com muito carinho, das plantas e dos animais.


Rezar juntos a oração:


Obrigado, Senhor!

Catequista: Pelo sol e pela água. Catequizandos: Obrigado, Senhor!

Catequista: Pela terra e pelo vento. Catequizandos: Obrigado, Senhor!

Catequista: Pelas árvores e pelas flores. Catequizandos: Obrigado, Senhor!

Catequista: Pelas plantas e pelas sementes. Catequizandos: Obrigado, Senhor!

Catequista: Pelos animais e pelos pássaros. Catequizandos: Obrigado, Senhor!

 

Para reforçar o aprendizado:


Distribuir sementes de feijão para que os catequizandos plantem e cuidem delas com carinho, como sinais do presente da vida que Deus dá a cada um de nós e a todos os seres.

 

Dinâmica adaptada do livro: “Crescer com Jesus”.


Para conhecer mais dinâmicas clique aqui!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page