O objetivo desta dinâmica é levar os catequizandos a refletir sobre o fato de que tanto somos influenciados pelos outros, como também influenciamos os outros. Nosso modo de ser não é resultado de uma caminhada apenas individual, mas também coletiva.

1- Para a realização da dinâmica é necessário que se providenciem cartolinas (ou papel semelhante) para cada um dos participantes e canetas de desenho.
2- Os catequizandos são postos em círculo e recebem a caneta e uma cartolina.
3- O círculo deve ser feito em um lugar onde as pessoas possam apoiar a cartolina para desenhar: seja um círculo com mesas, com cadeiras de braços ou então, conforme o lugar e o grupo, pode-se sentar no chão mesmo.
4- O catequista explica a dinâmica, dizendo que nas cartolinas cada qual irá desenhar a si mesmo, mas revezando as partes do corpo.
5- O catequista irá dizer qual a parte do corpo a ser desenhada em cada momento. Assim todos são convidados a desenhar a sua cabeça (somente a cabeça, mas com olhos, boca, cabelo, orelhas...). Tendo sido desenhada a cabeça, cada um passa a cartolina para seu companheiro à direita. O catequista dirige a continuidade do desenho: cada um agora desenhe o seu tronco (sem membros) na cabeça que recebeu. Terminado o tronco, passa-se o desenho adiante (sempre à direita) e assim sucessivamente o coordenador irá orientando qual parte deve ser desenhada, sempre tendo o pressuposto que você está desenhando você mesmo. Conforme o número de participantes e o tempo disponível, o coordenador irá programar em quantas partes irá terminar o desenho.
Quando o desenho estiver pronto, cada um deverá colocar o seu próprio nome no desenho em que fez a última parte. Cada um é convidado a examinar-se no desenho: este sou eu!
6- O catequista inicia, a partir do desenho, a reflexão sobre como somos. Como no desenho, somos uma “obra coletiva”: somos influenciados pelos outros, mas também influenciamos as outras pessoas.
Sugestões:
Quais influências nos moldaram: nossa família, nosso ambiente, nossos amigos...
De quem recebemos mais influência?
Da mesma maneira também influenciamos os outros: como é a consciência a este respeito, sobre quem temos influências...
Conseguimos imaginar como são estas influências?
Adaptado do livro Dinâmicas para encontros de grupo
Sobre o livro:
A intenção inicial da obra é trazer maneiras diferentes de se fazer a apresentação das pessoas no início de um encontro, bem como oferecer ideias diversas de como se fazer uma avaliação ou encerramento de forma atrativa e proveitosa. Junto a isto são apresentadas outras dinâmicas para encontros de grupos.
Curtiu esse conteúdo?
Adquira o livro e descubra diversas atividades para enriquecer seus encontros com os catequizandos.
Comments